quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ciencias Politicas


CIENCIAS POLITICAS
BARÃO DE MONTESQUIE

Montesquieu nasce antes Housse , e tem como sua principal preocupação diferente dos outros pensadores que eram contratualista , a divisão dos poderes e a manutenção do Estado, ainda tenta diferencia a leis Humanas que rege a vida em sociedade “aplicada para os interesses dos Homem” , das leis Divinas , que e as leis de D´us , com isto ele tenta separar o poder da Igreja do Poder do Estado.

Seu pensamento e baseado na conduta da sociedade Inglesa
Montesquieu tendo pelo Monarquismo , mas não absolutista mas sim com poderes fracionados em instituições independentes .

No Brasil a influencia deste pensador e na divisão dos poderes , e foi através da Revolução americana que o brasil instaura a Republica, não tendo um visão Monarquista.
Para Montesquieu o Monarca ou Chefe de Estado , teria de ser uma pessoa Honrada , que sobressaísse da Sociedade , uma pessoa Etica , e não como nas outras formas de Monarquias em que o soberano terio o poder pelo medo, por ser entendido como um Semi-Deus

1-Preocupação Principal

compreender a razão da decadência das Monarquias , os conflitos internos que minaram sua estabilidade e os mecanismos que garantiram por tantos seculos sua estabilidade e a noção de moderação

a) Estudar o passado para compreender o presente e projetar o futuro
b) busca da estabilidade duradoura (Moderação)

2- Tipologia dos Governos

21- Monarquia – um só governo , por meio de leis fixa e instituições
22- Republica – Governa o Povo ( no todo ou em parte)
23- Despotismo – Govera a vontade de um só

3- Princípios do Governo ( como poder e Exercido)

31- Monarquia- Honra ( basea-se nas instituição )
32- Republica – Virtude
33- Despotismo – Medo

4- Teoria da Separação dos Poderes

São poderes independentes relacionam-se entre si de forma indepedente “O Poder controlando o próprio poder “

41- Executivo – executa leis
42- Legislativo – Elabora Leis
43- Judiciário – Aplica as Leis

O fracionamento do poder e separado em Executar , Criar e Aplicar , para que limite o poder do Estado dando a Noção de fiscalização de uma entidade a outra , alem de uma certa independência de uma para outra , assim mantendo um poder controlado sem interesses pessoais.

A uma insatisfação quando um dos poderes sobre sai sobre o outro , para isso existe uma teoria chamada de “Chucks and Balantes” Freios e Contrapesos, que permite equilíbrio entre as correlações entre os poderes para assim ter uma relação harmônica entre os 3 poderes fracionados

QUESTIONARIO CIENCIAS POLITICAS ENTREGA DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2009

1- Explique a compreensão do conceito de soberania segundo o entendimento de Housso , como esses entendimentos influenciaram as Teorias sobre o poder a época da Revolução Francesa.

2-Estabeleça uma comparação entre Housso , Lock e Hobbes , relacionando os seguintes aspectos : conceito da Natureza Humana, Valor Fundamental da Sociedade , Papel do Governo e Limites do Estado.

3- Qual o papel da Liberdade na Teoria Politica de Housso , por que obedecer as Leis e um exercício de liberdade ?

4- Como Housso trata a questão da representação da Soberania , que papel ele atribui a revolução , em sua reposta considere a influencia das ideias de Housso na Revolução francesa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.