quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ecomomia



Economia


O Mercado de Trabalho

È o mercado onde se realiza a compra e a venda dos Serviços de Mão-de-Obra, onde Trabalhadores e Empresas se encontram, determinando Salários, Nível de Emprego e Condições de Trabalho.

Trabalhadores = Oferta
Empresa = Demanda

Grosso modo a população de um pais pode ser dividida em POPULAÇÃO EM IDADE ATIVA (PIA), que e o individuo com idade acima de 10 anos, e POPULAÇÃO EM IDADE NÃO ATIVA (ÑPIA).

Por sua vez, a (PIA) pode ser dividida em indivíduos que fazem parte da força de trabalho ou POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA), que são indivíduos que Trabalham ou estão à procura de trabalho, e a população não economicamente ativa (ÑPIA).

Esquematicamente temos:






PEA=Empregados e Desempregados
PñEA= Incapacitados, Inativos Desalentados.
Inativo= tem idade para trabalhar, mas por problema físico ou Saúde não Trabalham.
Desalentado= Desistem de Procurar Emprego






INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO

TAXA DE PARTICIPAÇÃO

Reflete o nível de engajamento da população em atividade produtiva, medido o tamanho relativo da força de trabalho.



Txp= (PEA)
. .-------
. .(PIA)


X% e a quantidade que trabalham e procurando Emprego

TAXA DE DESEMPREGO

E a relação entre o Numero de Desempregados e o total da força do Trabalho representa a incapacidade do Sistema econômico em oferecer ocupação produtiva a todos que Desejam .


TxD = Desempregados
. .----------------
. .(PEA)


X% = taxa de Desemprego



TIPOS DE DESEMPREGOS

DESEMPREGO INVOLUTARIO

Ocorre quando o individuo deseja trabalhar aos Salários vigentes no mercado , mas não encontra colocação (emprego) , esta relacionado a conjuntura econômica.

DESEMPREGO ESTRUTURAL

Ocorre quando o padrão de desenvolvimento do pais (TECNOLOGIA) exclui parte da população do mercado de trabalho

DESEMPREGO FRACÇIONAL

Refere-se à própria dinâmica do mercado de trabalho , aqueles indivíduos que estão trocando de emprego e temporariamente estão desempregado.

DESEMPREGO SAZONAL

Esta relacionada ao período do ano ou tempo cronológico
(Ex. Trabalhadores que somente tem ocupação no verão, ou trabalhadores de lavoras).

Questões:



1 - Suponha uma economia com 200 milhões de habitantes. Deste total, excluindo-se crianças e idosos, há cerca de 150 milhões em idade ativa, dos quais, 30 milhões não participam da força de trabalho (são, em sua maioria, inativos,. inválidos ou trabalhadores não remunerados que executam tarefas domésticas). Estima-se que outros vinte milhões também não trabalham, mas estão procurando emprego. Pede-se:


a)- Qual o tamanho da PIA e da PEA?




b) Qual é a taxa de-desemprego?




Mulheres perdem espaço no mercado de trabalho na Grande SP
"A participação das mulheres no mercado de trabalho na região metropolitana de São Paulo caiu de 55,4% para 55,1%, de2006 a 2007. Essa proporção, se refere às mulheres com mais de dez anos de idade na situação de ocupadas ou desempregadas.,[...] Caiu, principalmente, a participação das jovens de 10 a 17 anos (7,4%) no mercado de trabalho. A saída das jovens pode ser justificada pelo aumento da permanência dos jovens na escola." (Folha on Une, em 05/03/2008).


Defina População Economicamente Ativa.



O que é a taxa de participação? Como podemos interpretá-la?





Notícia veiculada na Folha online, em 15/05/2008.
Pobres pagam 44% mais impostos do que ricos
Os impostos no Brasil pesam mais sobre os que têm menor renda. Os 10% mais pobres pagam 44,5% mais do que os 10% mais ricos, de acordo com pesquisa elaborada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). [...] A base da arrecadação no Brasil é mais forte na chamada tributação indireta, ou seja, embutida em alimentos ou bens de consumo. Como o brasileiro mais pobre gasta a maior, parte de sua renda em consumo, paga mais impostos.


a) Como você interpreta a notícia, levando em consideração o princípio da equidade?



"A economia para o pagamento .de juros foi maior em 2006 o Setor Publico conseguiu fazer um superávit primário de 4 32% do PIB(Produto Interno Bruto) e totalizou R$90,144 bilhões [...]com isso o Déficit Nominal de 2006 foi de R$ 69,883 bilhões ,o equivalente a 3,35% do PIB"(Ana Paula Ribeiro, da Folha Online, em 31/01/2007)



( ) com base no texto acima , pode-se concluir que o pagamento de juros pelo governo foi menor do que os 90 milhões de superávit primário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.